Pesquisar neste blog

22 de junho de 2012

Corinthians se firma mais uma vez como 'pedra no sapato' de Neymar


Pelé e Robinho não ficaram marcados na história do Santos somente por suas conquistas e pelo futebol que demonstraram nos gramados, mas também por alguns feitos marcantes, especialmente contra o Corinthians. O primeiro colaborou para que o maior rival amargasse o incômodo tabu de onze anos sem bater o Peixe em Campeonatos Paulistas. O segundo, além das famosas "pedaladas" na final do Campeonato Brasileiro de 2002, detém uma marca significativa: nunca foi derrotado pelo time do Parque São Jorge.
Já Neymar, se por um lado vem construindo sua trajetória na Vila Belmiro com títulos, dribles e gols antológicos, por outro ainda tem o Timão como uma verdadeira "pedra no sapato". Um cenário que se confirmou mais uma vez nesta quarta-feira, com a eliminação santista nas semifinais da Taça Libertadores da América, às mãos justamente do Corinthians, no Pacaembu. O craque alvinegro deixou sua marca, mas o empate em 1 a 1, aliado à derrota em casa na última semana por 1 a 0, deixaram o Peixe fora da decisão.
O retrospecto de Neymar contra o maior rival é negativo: em 15 jogos, são cinco vitórias, três empates e sete derrotas, com apenas quatro bolas na rede - três delas na Vila Belmiro. Além disso, nas três vezes em que se deparou com o Corinthians em uma disputa de mata-mata, o jogador do Peixe saiu vencido em duas oportunidades.
Curiosamente, o Corinthians foi justamente o responsável pela primeira eliminação de Neymar em um mata-mata. Em 2009, ano em que o atacante estreou como profissional do Santos, aos 17 anos, o Timão superou o Peixe na decisão do Campeonato Paulista. Na Vila Belmiro, o time do Parque São Jorge venceu por 3 a 1, em grande atuação de Ronaldo. Na partida de volta, no Pacaembu, o empate em 1 a 1 deu o título para a equipe da capital paulista.
Neymar e Ganso saem de campo cabisbaixos, após a derrota para o Corinthians 
A "resposta" veio no Paulistão de 2011. Mais calejado em jogos decisivos - o atacante já tinha no currículo os títulos paulista e da Copa do Brasil, ambos em 2010 - Neymar foi um dos destaques da vitória santista por 2 a 1 na partida de volta da final (no primeiro jogo, empate sem gols no Pacaembu), marcando o segundo gol do Alvinegro Praiano. Aquela havia sido a última vez que o camisa 11 balançara a rede do maior rival, até o empate desta quarta.
Neymar e Corinthians ainda poderão se encontrar mais duas vezes no ano, em jogos válidos pelas 18ª e 37ª rodadas do Campeonato Brasileiro. Serão as oportunidades para o atacante ao menos igualar o retrospecto no confronto direto diante do maior rival santista. E, quem sabe, projetar uma "revanche" para 2013, seja no Paulistão ou até mesmo em um novo confronto pela Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário