Revirando os arquivos, o "SporTV News" encontrou as primeiras notícias sobre a carreira do jogador e relembrou sua trajetória desde as quadras de futsal até sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O caminho
Foi no dia 10 de janeiro de 2008 que um menino franzino e com o cabelo raspado bem curto entrou em campo com a camisa do Santos para defender a equipe em uma competição de nível nacional. Já passava das 17h (de Brasília) no estádio Nicolau Alayon, situado na Zona Oeste de São Paulo, quando o narrador Jota Júnior perguntou: "Neymar está pronto para entrar, Alexandre?", referindo-se ao repórter Alexandre Oliveira que estava em campo. A resposta, ouvida hoje, foi curiosa: "Neymar vai entrar com a camisa 21, no lugar de Paulo Henrique (Ganso), número 10".
O jogo contra o Barra de Garças, do Mato Grosso, era o segundo da equipe santista na Copa São Paulo de Juniores daquele ano. Aos 15 anos de idade, era a estreia de Neymar no torneio, que reunia jogadores de até 18 anos. O assistente Fábio Freire foi seu primeiro adversário, ao marcar um impedimento que não existiu. No lance seguinte, o garoto deu passe para um gol. O Santos venceu a partida por 5 a 1.
- Como é o primeiro jogo, tem sempre aquele friozinho na barriga. Mas depois do primeiro tapa na bola ele vai passando. Graças a Deus o meu time fez uma partida excelente e vamos trabalhar para sermos campeões - respondeu o jogador ao ser perguntado sobre como era jogar pela primeira vez em um torneio de visibilidade.
Mas aquela não foi a primeira vez que Neymar impressionava. Nascido em Mogi das Cruzes, o jogador foi morar em Campo Grande com dois anos e na Baixada Santista com cinco. Logo entrou para a pequena equipe do Tumiaru e depois para a Portuguesa Santista, ainda no futsal. O destaque nos torneios rendeu uma bolsa na escola Liceu São Paulo e, em pouco tempo, ele estampava notícias nos jornais.
![]() |
| Neymar atualmente durante treino do Santos para o Mundial de Clubes no Japão |
Foi com esse status que Neymar passou pelas categorias de base do Santos e chegou ao confronto daquele janeiro de 2008. O primeiro gol viria em seu segundo jogo, de pênalti.
- É uma sensação diferente, com torcida, essas pessoas maravilhosas que são os torcedores do Santos. Foi uma satisfação fazer meu primeiro gol na Taça São Paulo - disse.
O Santos não conseguiu o título da Copinha daquele ano mas, a promessa voltou, no ano seguinte, com ainda mais destaque. A equipe depositava as esperanças de se tornar campeã nos pés do jogador mais novo do time, agora com 16 anos.
- Se aparecer um jogo, tem que jogar, porque meu sonho é jogar no profissional - dizia Neymar com um penteado que já anunciava um moicano no futuro.
Dessa vez, o Peixe também não se sagrou campeão. O time parou diante do Cruzeiro, nas quartas de final, mas o mais importante viria dois meses depois, quando Neymar estreava na equipe principal para fazer história.


Nenhum comentário:
Postar um comentário