Há alguns meses, o técnico Mano Menezes disse que via a saída de Neymar do Santos para jogar em algum clube europeu como natural. O treinador deixou a entender que era até um pouco favorável a ida do atacante alvinegro para o exterior, o que na opinião do comandante lhe daria mais experiência internacional. "Por um lado, o torcedor perde. Por outro, temos um jogador que pode se desenvolver taticamente e como pessoa", afirmou na ocasião.
Neymar quebrou o paradigma de que os jogadores brasileiros de qualidade acabam parando todos na Europa de forma meteórica e acertou sua permanência com o Santos até o ano de 2014, quando a Seleção disputará a Copa do Mundo dentro de casa.Mesmo mostrando sua tendência a preferir uma rodagem do craque pela Europa, Mano disse que vê os dois lados da permanência de Neymar em um clube brasileiro. Para o treinador, basta saber tirar proveito da situação, usando bem a cabeça.
"Você tem que ver os dois lados. O Neymar não indo para a Europa não terá enfrentamento direto com aqueles adversários que deverão estar, assim como espero que ele também esteja, na Copa do Mundo de 2014. Este encontro não vai acontecer. Mas temos que ver o outro lado. Ele ficando o futebol do País mostra fortalecimento e, assim como ele, vai evoluindo e montando uma base forte", disse o treinador.
Mano ressaltou que o fato de grandes jogadores do Brasil permanecerem no País pode se transformar em uma dor de cabeça para ele, por conta da reclamação dos clubes nacionais em ter de liberar seus atletas para diversos amistosos. Para os duelos diante do Gabão e do Egito, o treinador acabou fazendo um acordo e não convocou atletas que atuam no Brasil, por conta da reta final do Campeonato Nacional.
"Teremos um pouco mais de dificuldade com questão de convocações, caso os jogadores permaneçam no Brasil, como vocês está sendo visto claramente nos últimos tempos. Temos que saber usar esta permanência do Neymar com inteligência".
Se Mano Menezes vê lados positivo e negativo no "fico" de Neymar no Santos, alguns jogadores, que estão com a Seleção Brasileira para a disputa do amistoso contra o Egito, nesta segunda-feira, a partir das 15h (de Brasília), apoiaram a decisão do atacante santista. Como é o caso do seu ex-companheiro de time, Alex Sandro, atualmente no Porto.
"Eu como amigo dele e torcedor do Santos, como já sou, achei excelente essa ficada do Neymar. Acho que ele está feliz no Santos. A torcida gosta dele, a cidade gosta dele e o País gosta dele. Acho que foi uma excelente escolha. Ele ainda vai dar muitas felicidades para a nação santista e brasileira".
Já o zagueiro David Luiz fez uma análise mais profunda do caso. O jogador, que saiu do País muito novo para jogar na Europa, ressaltou que a permanência de Neymar mostra que o Brasil não é mais apenas um país de exportação dos seus principais craques para o continente europeu.
"O País já é uma outra vitrine hoje em dia. Antigamente só viam os jogadores brasileiros como matéria-prima, hoje já vêem já formados e de uma outra forma. Neymar é um jogador diferenciado, que já está sendo visto por todo mundo jogando só no Brasil", afirmou o zagueiro.
"O Neymar age de acordo com o que tem dentro do coração dele. Ele demonstra todo o amor que tem pelo Santos e pelo amor que tem de jogar pelo Brasil. Não posso falar como é jogar em uma primeira divisão em um clube brasileiro, porque nunca tive essa oportunidade, mas tenho vontade. O Neymar deve ter feito uma escolha muito pensada. Ele tem uma estrutura que ajuda ele, com o próprio pai que está sempre caminhando ao lado dele".
Nenhum comentário:
Postar um comentário