Pesquisar neste blog

9 de novembro de 2012

Berço de Neymar, Mogi das Cruzes se orgulha do seu filho mais ilustre

Ele é morador de Santos, jogador do Santos e tem Santos no sobrenome, mas nasceu em Mogi das Cruzes, na região metropolitana da capital paulista. Neymar da Silva Santos Júnior apareceu para o mundo desfilando seu futebol pelo alvinegro praiano em 2009. Desde então, tem a imagem ligada à cidade da Baixada Santista. Porém, os primeiros passos (literalmente), a primeira bola, os primeiros dribles, os primeiros chutes, foram dados em Mogi.

Cidade de Mogi das Cruzes panoramica (Foto: Thiago Fidelix)
A cidade de Mogi das Cruzes fica a 50 quilômetros de São Paulo e tem quase 400 mil habitantes


Apesar de ter nascido no dia 5 de fevereiro de 1992, na Santa Casa de Misericórdia da cidade, o nome do atacante já era famoso em Mogi desde 1989. O pai, Neymar da Silva Santos, jogou futebol pelo União Futebol Clube por sete anos: de 1989 até 1996.

- O período em Mogi foi muito bom. Passamos momentos muito felizes e tenho boas lembranças da cidade - afirma Neymar “pai”.

Júnior nasceu às 2 horas da madrugada pelas mãos do já falecido médico Luiz Carlos Bacci.  Mas foi outro médico, Benedito Kleine, quem liberou o pequeno Neymar para o mundo, dando alta para mãe, Nadine.

- A mãe dele foi internada no dia anterior, com o doutor Bacci, e Neymar Júnior nasceu durante a madrugada. Dávamos plantão em dois médicos. No dia seguinte, cuidei da mãe e do bebê, mas pelo que eu lembro, ele ainda não tinha o cabelinho arrepiadinho não - diverte-se Kleine, hoje coordenador da área de ginecologia e obstetrícia da Santa Casa.

Neymar Junior e Certidão de Nascimento em Mogi das Cruzes (Foto: Reprodução)
Neymar faz pose no bairro onde morou em Mogi. Ao lado, a certidão de nascimento registrada na cidade


A saída do hospital e chegada ao que seria a primeira residência do jogador teve a participação do então fisioterapeuta do União Mogi, Atílio Suárti, que foi chamado pelo pai de Neymar para levar a família até o apartamento onde moravam.

- Foi uma casualidade. O Neymar (pai) me ligou e pediu para buscar ele e a família na maternidade, pois seu primeiro filho havia nascido e o único amigo dele que tinha carro na época era eu. O destino quis que isso acontecesse, que eu estivesse no União como fisioterapeuta e conhecesse o Neymar. Ele me pediu esse favor e eu fiz com o maior prazer - orgulha-se Suárti.

O fisioterapeuta é só elogios quando se refere a Neymar. Segundo ele, o “pai”, ex-ponta direita do União, também era muito talentoso.

Benedito Kleine participou do parto de Neymar na Santa Casa em Mogi das Cruzes (Foto: Rodrigo Mariano / Globoesporte.com)
Benedito Kleine participou do parto de Neymar
- Ele foi considerado um dos melhores jogadores do interior. Fora de campo, também era maravilhoso. Ele merece tudo isso que ele está conquistando. É um batalhador.

Quem também se lembra da contratação do patriarca da "família Neymar" é o médico Kleine, que ainda se espanta com o sucesso do herdeiro mogiano.

- Fiquei sabendo que participei do parto só quando ele (Neymar Jr.) ficou famoso. O que chamou a atenção é que eu sempre gostei de futebol e o União, na época do nascimento, estava se fortalecendo para subir de divisão. O pai dele foi uma contratação de impacto. Ficamos sabendo que era um cara bom. Na ficha de nascimento, vi que o pai era jogador de futebol de um time da cidade. Aí já fiquei mais curioso para participar do parto. Mas eu não sabia que o herdeiro seria tão famoso assim.

Amizade com Neymar

Edinho e Neymar pai especial (Foto: Reprodução/O Diário de Mogi)
Neymar pai jogou no União Mogi nos anos 90
Neymar “pai” não era muito assediado na época de jogador. Os mais antigos contam que os dirigentes, jornalistas e torcedores que acompanhavam o campeonato da terceira divisão paulista acabaram se tornando mais amigos do que fãs do jogador.

Suárti afirma que o pai do craque começou mesmo a brilhar para o futebol em Mogi das Cruzes.

- Ele ficava no alojamento do clube e fazia fisioterapia comigo direto. Aí começou a nossa amizade. Eu não conheci direito o Neymar (filho). A mãe dele o levava nos jogos, mas era muito pequeno. Porém, é inegável que o primeiro contato dele com a bola foi aqui.

- A gente gosta de participar da história, ainda mais da história de um vitorioso. Dá orgulho saber que ele nasceu na Santa Casa e que é mogiano. E eu ainda sou santista! Mas não é por causa do Neymar- diz o médico.
 
A cidade

Mogi das Cruzes está situada na região leste da Grande São Paulo - fica a cerca de 50 quilômetros da capital e tem se afirmado por uma economia cada vez mais diversificada. Com cerca de 400 mil habitantes é conhecida por ser um dos maiores produtores de hortifrutigranjeiros do estado de São Paulo. Mas desde o nascimento de Neymar da Silva Santos Júnior, está eternizada como o berço da maior estrela do futebol brasileiro da atualidade.

Mogi das Cruzes portal (Foto: Thiago Fidelix / Globoesporte.com)
Portal da entrada da cidade de Mogi das Cruzes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário