Pesquisar neste blog

9 de novembro de 2012

Bairro Rodeio, em Mogi das Cruzes, foi a primeira Vila do astro Neymar

Mesmo com poucas lembranças da cidade em que nasceu e viveu até os três anos, o atacante Neymar, melhor jogador brasileiro da atualidade e indicado duas vezes ao prêmio Bola de Ouro da Fifa (2011 e 2012), teve na infância um forte envolvimento com Mogi das Cruzes, município da região metropolitana de São Paulo, onde o pai era o principal jogador de um time local, o União Mogi.

Conhecido pelo futebol ousado, o craque da Vila Belmiro deu os primeiros passos e os primeiros chutes no apartamento onde a família morava, no bairro residencial do Rodeio. Apesar de muitos já terem ouvido falar que Neymar viveu neste bairro, pouca gente conhece o lugar exato.

Condomínio Safira onde nasceu Neymar (Foto: Thiago Fidelix)
Entrada do condomínio Safira, onde morou Neymar


- O Neymar sempre tinha uma bola por perto e vivia jogando futebol na rua, mas na maior parte do tempo era dentro de casa mesmo que ele jogava - conta o pai, Neymar da Silva Santos, relembrando a infância do craque no bairro.

Nascido na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, o filho de Nadine e Neymar passou a primeira noite fora do hospital no quarto andar do bloco C do condomínio Safira, na Rua Ezelino da Cunha Glória.

Neymar em Mogi das Cruzes (Foto: Reprodução / Twitter)
Neymar nos tempos de criança em Mogi
- Eu não lembro muito dele. Afinal, não dava para imaginar o que ele se tornaria hoje. Lembro quando o pai dele se acidentou. Lembro de uma mulher segurando um bebê recém-nascido. Também lembro de médicos indo a casa com frequência para cuidar de um jogador lesionado - comenta Licianor Rodrigues, morador vizinho do apartamento em que Neymar morou.

O morador ainda lembra que a família era tranquila, reservada, quase nunca saía de casa. Talvez, por isso, o período da vida de um dos principais jogadores do mundo tenha passado  despercebido. No local, muitos moradores e comerciantes garantem que já ouviram histórias sobre a vida de Neymar no bairro. Entre várias teorias, suposições e vagas lembranças, Reginaldo Wilson da Silva, dono de uma banca de jornal no bairro há 19 anos, garante que desde pequeno, Neymar já chamava a atenção.

- Ele jogava bola lá na quadra. Ele ia à minha banca. A gente não conversava muito, mas ele jogava muita bola.

Apesar de não lembrar da idade do craque, o comerciante acredita que ele é uma boa influência, principalmente para as crianças da cidade.

- É um orgulho para a cidade. Ele é um “cracaço”. A cada dia eu me impressiono mais - relata o santista José Garcia, morador do Safira há 20 anos.

A psicóloga Maria Luiza Lírio, carioca e flamenguista, ficou surpresa ao saber que Neymar poderia ter sido seu vizinho.

- Agora vou contar para todo mundo.

Assim como a família de Neymar, outras tantas passaram e ainda vão passar pelos apartamentos dos condomínios do Rodeio. Atualmente, no quarto andar do bloco C do condomínio Safira, os moradores são outros, mas a família Siqueira tem características muito semelhantes às dos "Silva Santos" em seu período em Mogi das Cruzes. Com receio de um possível assédio de curiosos, preferiram não revelar ou permitir fotos do apartamento onde Neymar morou.

Vivendo no Rodeio há um ano, poucos conhecem Duilho Renan Nunes de Siqueira, que passa a maior parte do tempo fora de casa, trabalhando. A esposa, Fernanda de Magalhães Sales de Siqueira, tem toda a atenção para a filha que está nos primeiros anos de vida. Assim como dona Nadine fez com Neymar, no tempo em que morou ali.

Quadra do Condomínio Safira onde nasceu Neymar em Mogi das Cruzes (Foto: Thiago Fidelix / Globoesporte.com)
Quadra de esportes no condomínio em que Neymar morava


- Se o apartamento me ajudar e me der sorte para conseguir ganhar dinheiro igual a ele, seria bom - brinca o Duilho, ao descobrir a história.

Apesar de corinthiano, ele reconhece o talento do jogador santista.

- Neymar é um bom jogador. É fera. Merece isso e muito mais.

Fernanda, ao descobrir a história, admite que tem vontade de falar para amigos e parentes que mora no mesmo lugar onde Neymar viveu os primeiros anos de vida.

- Ninguém vai acreditar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário